domingo, março 13, 2005

A minha história

Olá, o meu nome é António e esta é a minha família, o Zé, a Mãe e o Chico e todos temos um vírus chamado VIH. Há outra palavra que as pessoas também usam e é a palavra SIDA. Vou falar-vos sobre isso mas primeiro quero falar de mim.
Tenho 11 anos e a minha comida preferida é McDonalds e a minha banda favorita são os James. Agora de volta ao assunto VIH . O VIH é como um exército dentro do nosso corpo, o exército vermelho é o exército bom e o exército preto é o mau. Isto é o VIH.
Antes eu sabia que tinha só 80 soldados e muitos mais pretos, mas agora tenho 500 soldados e nem por isso muitos pretos. Como eu fiquei tão bem de saúde é um segredo mas eu conto-vos. Tomo uns comprimidos especiais, tomo 154 comprimidos por semana e são uma data de comprimidos. Tomo 18 cor de laranja, 2 brancos, 2 amarelos e às segundas, quartas e sextas tomo Antrinox que é mesmo horrível, mas tudo bem. Tomo as minhas pastilhas de manhã, ao meio-dia e à noite. A única coisa que eu não gosto no VIH é quando tomo os comprimidos de manhã porque tenho que me levantar muito cedo, mas desde que tome os comprimidos está tudo bem e não vou adoecer.

Agora vou contar-vos uma história de como eu e a minha família descobrimos. Foi o meu irmão que nos fez descobrir e é por isso que a minha mãe diz que ele é uma dádiva. Se ele não tivesse nascido eu estava agora muito doente e até podia ter morrido. Foi o dia em que me lembro que todas as enfermeiras foram muito simpáticas comigo, uma até me deu uma caixa de chocolates e depois vi lágrimas nos olhos da minha mãe quando saiu de uma sala e foi aí que percebi que alguma coisa estranha estava a acontecer. Durante 1998 comecei a pensar que havia qualquer coisa estranha e de errado comigo mas eu não tinha nenhuma ideia do que seria. Quando estava a fazer testes de sangue vi a minha mãe e a médica ir para a secretária e foi aí que vi o impresso com VIH escrito e depois vi uma telenovela em que o actor estava a tomar os mesmos comprimidos que eu tomo e ele tinha VIH e foi assim que eu descobri. Espero que tenham gostado do meu trabalho sobre informação.

António

Andava a remexer numa agenda minha que em 2001 o Ministério da Saúde distribuiu por algumas escolas e que continha bastante informação sobre diversos temas relacionados com a adolescência. Lá dentro estava escrito este texto que me tocou bastante e por isso decidi colocá-lo aqui.. É preciso termos cuidado e sabermos aproveitar a vida com o que ela nos dá, seja bom ou mau, tal como o António faz...

5 Comments:

Blogger Sílvia Sobrinho said...

E toca muito. As pessoas às vezes não sabem o que estão a fazer, e muitas delas pensam que o preservativo serve apenas para evitar gravidezes indesejaveis. Talvez um dia mais tarde, a taxa de VIH baixe, esperemos bem que sim
jinhux*

9:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ham? :x
k historia :|
bem...mas ixo é um axunto k eu nem gosto de pensar...la k é importante ixo é mas axo k cada um tem de pensar por si e tomar as devidas protexoes e medidas pra impedir k ixo acontexa... :|
beijooo
*******

- louquinho -

9:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Espero que no global as pessoas pensem mais nestes assuntos, para não acontecer o que aconteceu a mais de 50000 pessoas ( penso eu que é este o nr, confirmem ).

10:03 da tarde  
Blogger Hugo Sa said...

Chocante...mas infelizmente é a realidade! :S

PS.: Há pequenos promenore sno texto que não fazem sentido. Mas ficou a mensagem... :S

3:26 da tarde  
Blogger Diana Pereira said...

Pois é Hugo, mas não fui eu que escrevi o texto e diga-se de passagem que escrito por um miúdo que na altura tinha 11 anos até que nem estava muito mau... Estava até muito bom! Dá para nos alertar de certas coisas que por vezes nos passam ao lado... Agora ele deve ter 15 anos e se fosse agora talvez o texto tivesse mais sentido!...

3:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home