segunda-feira, janeiro 31, 2005

Felicidade

Esta semana comprei uma revista que compro muitas vezes (a Visão) e li lá um artigo muito interessante e que acho que tem coisas de interesse, chegando algumas delas a achar que ficariam bem aqui neste espaço!
Uma das entrevistas que lá estava era intitulada de "A ciência da felicidade"...

Quando comecei a ler vi lá um pequeno quadro com "Oito passos para ser feliz" que vou colocar seguidamente a uma citação que também pertencia ao artigo. Pois então num estudo de Psicologia, realizado em 24 mil pessoas concluiu-se que "os casados têm tendência para serem mais felizes do que os solteiros. Será porque três em cada quatro casados dizem ver no companheiro o seu melhor amigo? A amizade é o tipo de relação que mais contribui para a felicidade. Por isso, avisam: este deve ser o grande valor a cultivar e a preservar nas nossas vidas. O que importa realçar, já que, na voragem dos dias, as pessoas se esquecem, frequentemente, de reservar tempo para alimentar este tipo de relações e diminuem, cada vez mais, o seu círculo de amigos.".

Oito passos para ser feliz:

1 Dar graças pelo que se tem - Escreva um "diário de gratidão" registando 3 a 5 coisas pelas quais está actualmente grato - desde as triviais às magníficas. Faça-o uma vez por semana.
2 Praticar actos de bondade - Devem ser tanto aleatórios como sistemáticos. Ser caridoso para com os outros, amigos ou estranhos, desencadeia uma cascata de efeitos positivos - faz-nos sentir generosos e capazes.
3 Saborear as alegrias da vida - Atenção aos prazeres momentâneos. Alguns psicólogos sugerem que tiremos "fotografias mentais" dos momentos agradáveis.
4 Ser grato - Se existir alguém para com quem tenha uma dívida de gratidão, não espere para lhe manifestar apreço.
5 Aprender a perdoar - Deixe esmorecer a cólera e o ressentimento e escreva uma carta a perdoar quem o tiver magoado ou prejudicado. A incapacidade para perdoar está associada ao pensamento de vingança.
6 Investir nos amigos e família - Os relacionamentos pessoais fortes serão o principal factor de felicidade.
7 Cuidar do corpo - Dormir bem, fazer exercício, espreguiçar-se, sorrir e rir melhoram o humor a curto prazo.
8 Desenvolver estratégias para enfrentar o stress e as dificuldades - Uma fé religiosa sadia e crenças como "o que não me mata fortalece-me" podem ajudar.

Agora para terminar só tenho a dizer: sejam felizes!

1 Comments:

Blogger Sara Oliveira said...

se realmente foss tudo assim eramos todos felizes :)*

2:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home